25 de setembro de 2009

Conselhos para um cabelo bonito



Para aquelas pessoas que adoram ter um cabelo bonito e fantástico, vou aqui deixar uns conselhos que, pelo menos, comigo funcionam!



Cuidados ao lavar o cabelo:
1. A primeira água que entre em contacto com o nosso cabelo deve estar moderadamente quente;
2. Depois colocamos o champô e passamos por água morna. É conveniente que se repita este passo, porque com a segunda camada de champô removemos as células mortas do nosso cabelo;
3. O amaciador não deve ser esquecido e deve ser colocado após a segunda camada do champô. Além disso, só se deve pôr amaciador nas pontas do cabelo (mas nunca em excesso!). Deixa-se actuar alguns segundos.
4. Cada vez que colocamos água no cabelo deve ser com abundância, pois a água é um dos factores que dá brilho ao cabelo.

Após a lavagem do cabelo:
1. Enxugar o cabelo com a toalha, mas não em demasia, uma vez que esta tira força e vitalidade ao cabelo;
2. Escovar bem o cabelo;
3. Para os cabelos encaracolados deve-se pôr um pouco de espuma no cabelo (com o tamanho +/- de noz).
4. Para melhorar o resultado é aconselhável deixar o cabelo secar ao natural. Mas quando o frio já aperta lá terá que se usar o secador, mas só mesmo o necessário, pois o secador enfraquece o cabelo.

Outros conselhos:
No dia-a-dia não se deve escovar o cabelo, pois esse simples gesto parte e enfraquece o cabelo. Em alternativa utilizamos a mão.
Quando o cabelo está seco é também recomendável que não se utilize laca, espuma ou gel (já agora: sabiam que o gel contribui para a queda de cabelo? Verdade, verdadinha!).
Quanto a cortar o cabelo: qualquer altura é boa para alterarmos um pouco (ou muito) o nosso visual, até porque é um acto que dá força e vitalidade ao nosso adorado cabelinho. Mas há duas alturas do ano em que é importante cortar as pontas do cabelo: no final do verão e no final do inverno, pois é nessas alturas que o cabelo tem tendência a estar mais fraco e frágil.
Eu pessoalmente não uso máscaras para o cabelo, porque acho que não são assim tão boas como nos querem fazer parecer.
Não se deve lavar o cabelo todos os dias! O aconselhável é de dois em dois dias. Mas esse tempo varia consoante as necessidades capilares de cada um.
É preciso não esquecer que outro factor importante para o bem-estar capilar é alimentação. Por isso, é necessário beber muita água e ter uma alimentação rica (comer fruta, evitar fritos, e blá,blá,blá).
Os meus truques básicos diários são os que aqui revelei, e mesmo que não pareça, estes míseros conselhos ajudam-me a ter um cabelo com aspecto saudável!

Experimentem!!

2 comentários:

  1. olá, descobri este blog (ainda recente) á pouco tempo e estou a adorar! só tenho pena que a MeiaLeia não publique com mais regularidade, mas entendo que não possa.
    Já experimentei os truques básicos para o cabelo e está a funcionar: noto o cabelo mais macio.
    obrigada
    1bj

    ResponderEliminar
  2. alguns passos eu já conhecia e fazia, mas ultimamente tenho feito tal e qual a MeiaLeia disse.
    acho que tem resultado :)

    ResponderEliminar